domingo, 10 de novembro de 2013

Acontemg: memórias.

Projeto: Acontemg, memórias. 




João Batista Vieira, militante e poeta


Poeta, Professor, Pensador e Engenheiro Elétrico. Este é o currículo técnico de João Batista Vieira, fundador da Acontemg e eleito o primeiro vice-presidente, no encontro de fundação da entidade.


João vieira
Militante e poeta
João Batista Vieira foi o conselheiro mais votado para a primeira gestão do Conselho Tutelar da capital, com quase 900 votos apenas na região Oeste. Ele também foi membro da diretoria da Associação Comunitária do bairro onde mora, militante marxista e membro do Diretório Acadêmico de Elétrica no CEFET-MG. Há dez anos, João Batista Vieira trabalha como educador social em um curso de pré-vestibular comunitário.

Mas tão importante quanto este currículo político, invejável foi a militância deste companheiro em defesa dos conselheiros e conselheiras tutelares de Belo Horizonte e de Minas Gerais. 

Além de organizar e fundar a Acontemg, João Batista Vieira construiu diretrízes para a atuação dos conselheiros. Batalhou e conquistou o aumento salarial para a categoria. Nosso personagem também auxiliou na coordenação dos conselheiros empossados naquele período em Belo Horizonte. Foi um dos protagonistas de nossa luta, tendo escrito diretrizes políticas para os eventos e fóruns temáticos. 

O primeiro vice-presidente da Acontemg construiu versos e poemas sobre a importância do ECA, além de textos para peças teatrais. Através dos escritos, reforçou a importância das(os) Conselheiras(os) Tutelares na rede de proteção à criança e ao adolescente. Elogiado pelo Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF) e bastante respeitado pela postura ética e moral, João Batista Vieira conquistou o judiciário mineiro como um grande parceiro. Sua coerência foi motivo para juízes e promotores desejarem parcerias na luta em defesa dos Conselheiros Tutelares.

Com essa biografia, rendemos nossa homenagem aos pioneiros da Acontemg. Resgatar a memória destes guerreiros é reviver e aprender, é fortalecer a caminhada dos dias atuais. João Batista Vieira é imprescindível. Vivo, firme e forte, ele epresenta uma geração que honra, com princípios, a nossa luta. 

Para o III Encontro Estadual dos Conselheiros Tutelares, no Colégio Imaco, nos dias 9, 10 e 11 de Junho de 1994, em Belo Horizonte, escreveu:

Nosso Encontro


Ele é tão grande , tão grande, que pertence ao futuro.
Por isso, estrategicamente, vamos dividí-lo em partes, 
um pedacinho é o nosso sonho presente, que é urgente.

Inconteste, não cala nem consente. 
Grita, voa, salta, clama pelo que falta.

Tenta acordar os imprescindíveis que estão cegos e surdos.
Quer reunir os que ainda são capazes de se apaixonar por 
uma causa simplesmente por ela ser justa e nobre.

Nós temos um sentimento tão forte, tão forte que se faz certeza.
Juntos, ainda vamos construir alguma coisa bela, desatar os nós 
e unir os elos que somos nós.

Mas não será a mais bela coisa que faremos,
será apenas o nosso sonho pequeno.
Não será um encontro de pessoas.
Será um encontro de almas, de vidas, de luta.

Será um pedaço pequeno do nosso sonho grande
que é prioridade absoluta.


João Batista Vieira 
Maio de 1994.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agende a Capacitação dos Conselheiros Tutelares de sua cidade.

 

Interessante!